Atenta ao que acontece na cena audiófila nacional a Mediagear, importadora oficial da inglesa Q Acoustics no Brasil, trouxe a caixa acústica Concept 500, modelo topo de linha da marca.
Prêmios de 2017 e 2018, concedidos pela imprensa especializada internacional, foram abocanhados pela empresa Q Acoustics – foi um prêmio atrás do outro. Começando justamente pela caixa objeto deste teste, a Concept 500, que recebeu o prêmio EISA 2017 / 18, um das mais importantes premiações da indústria eletrônica. E logo em seguida o modelo 3050i, que recebeu grande parte dos avanços da sua irmã maior, também ganhou o mesmo prêmio: EISA 2018 / 2019. Particularmente considero hoje a Q Acoustics uma das empresas mais promissoras dentre as fabricantes de caixa acústica da atualidade. Não é a toa que seus produtos chamam atenção da mídia especializada e dos audiófilos que descobriram nela uma marca robusta, madura e confiável para crescer dentro do hobby e assim chegar mais perto do topo do pinheiro.
A vinda da Concept 500 é uma grande novidade para o mercado nacional, que carece de produtos de alto nível com preços mais competitivos, custando até metade do valor de algumas de suas concorrentes, ainda mais tendo em seu cartão de visitas estampado o importante prêmio EISA de melhor caixa acústica 2017/2018 – esta é sem dúvida uma baita pechincha.
A Q Acoustics Concept 500 é um modelo de 2 vias bass-reflex, sensibilidade de 90 dB, impedância de 6 Ohms (mínimo de 3,7 Ohms) e resposta de frequência de 41 Hz a 30 kHz (+/- 9 dB). Seu gabinete possui parede tripla de MDF de 10 mm cada, recheadas com a tecnologia anti-ressonância Gelcore entre elas. Este gel absorve as vibrações e dissipa na forma de calor.
O sistema de travamento ponto a ponto P2P, proprietário da marca, aumenta a rigidez do gabinete. Como a tripla camada de MDF e o sistema de travamento ponto a ponto conferem ao gabinete uma rigidez bastante efetiva, o que sobra para o Gelcore dissipar é uma pequena parte dessa vibração, portanto, as temperaturas acumuladas pelo Gelcore são baixas e irrelevantes para a estrutura da caixa acústica.
Dentro do gabinete, na parte mais baixa, está uma das sacadas mais engenhosas da Q Acoustics: dois absorvedores de Helmholtz perfeitamente sintonizados. Estes dois absorvedores na forma de cilindro podem ser vistos através da grande saída de ar localizada na parte traseira da caixa. Uma curiosidade a mais para os amantes de projetos acústicos se divertirem observando. Além dos dois absorvedores, o ajuste fino da caixa é feito com uma variedade de espuma e lã em partes estratégicas do gabinete.
Os bornes de caixa são uma maravilha. São grandes e também recebem a tecnologia Gelcore, além de serem banhados à ródio e, o melhor de tudo, não são ferromagnéticos!
Na parte de cima existem três orifícios acompanhado de jumper de metal que, dependendo da posição, modifica a resposta do tweeter. Posicionado à esquerda o tweeter estará funcionando de forma original, para a direita aumenta em 0,5dB, e sem o jumper atenua em 0,5dB. Para algumas salas sem tratamento acústico, fechadas ou muito vivas, este artifício pode ser de grande valia, mas eu tenho lá minhas dúvidas se não é um perde-e-ganha.
Como em toda Q Acoustics, a primeira coisa que nos chama atenção são os cantos superiores e inferiores da caixa com seus longos raios arredondados que suavizam as feições sisudas dos alto-falantes em preto acetinado, feitos de papel, cobertos por uma fina camada de borracha, em formação D’Appolito MTM (midwoofer-tweeter-midwoofer). O tweeter também recebe uma camada de Gelcore em volta do anel que o une ao painel frontal, melhorando ainda mais sua eficiência.
Para completar o conjunto e tornar a Concept 500 ainda mais elegante, a base da caixa tem formato de anel que se projeta para fora das dimensões da caixa. Uma ótima notícia é que esta base de alumínio fundido, com acabamento em cromo, já vem de fábrica acoplada ao gabinete, e com dois tipos de spikes(!), pontiagudo ou arredondado, sendo possível escolher o melhor resultado para cada tipo de piso. Já o acabamento do gabinete vai do Gloss Black & White ao acabamento duplo Gloss Black / Rosewood e Gloss White / Light Oak, com inserção de madeira italiana na parte traseira, dando um toque de requinte e exclusividade ao conjunto.
Sem mais delongas, para o teste utilizamos os seguintes equipamentos: Amplificador integrado Sunrise Lab V8 MkIV. Fontes: CD-Player Luxman D-06, DAC Hegel HD30. Cabos de força: Transparent PowerLink MM2, Sunrise Lab Reference Magic Scope e Timeless Audio Maggini. Cabos de interconexão: Sunrise Lab Reference Magic Scope RCA, Sax Soul Cables Zafira III XLR. Cabos de caixa: Transparent Reference XL MM2, Timeless Audio Maggini, Sunrise Lab Reference Magic Scope e Sunrise Lab Quintessence Magic Scope (simples, e em biwire).
Tenho tido sorte com amaciamentos. Ainda não me deparei com aquele produto que nos faz chorar por longos dias de amaciamento até que tudo se encaixe no lugar. Dentre os aparelhos eletrônicos e caixas acústicas que já testei, a Concept 500 foi a que mais me deu prazer em acompanhar sua evolução. É uma caixa que já sai tocando em muito bom nível. O sistema D’Appolito ajuda bastante neste momento, já que as freqüências chegam com uma linearidade muito boa. Após 100 horas a caixa já mostra graves bastante profundos, tão profundos que tiram ‘luz’ da região médio-grave, e isto incomoda um pouco, principalmente quando ouvimos música instrumental. O que ajudou a equilibrar as coisas foi ter utilizado o recurso do jumper para o tweeter – escurecendo um pouco a região média-alta trouxe uma breve sensação de que o médio-grave estava um pouco mais equilibrado. Pena que foi muito breve, logo a caixa equilibrou e aquele meio dB perdido sem o jumper, passou a fazer falta.
Com o jumper na direita, eu não gostei: ficou desequilibrado, os pratos ficaram com pouca textura e uma extensão exagerada. Como estava para testá-la bicablando, com um cabo de caixa para cada terminal, retirei o jumper do tweeter original da caixa, peguei os jumpers que utilizava nos bornes de baixo e fui ouvir as diferenças provocadas pela mudança. E como fez diferença! O salto foi grande em todos os sentidos. Os tamanhos dos pratos ficaram maravilhosos, os decaimentos ainda mais progressivos e com uma suavidade na medida certa, favorecendo as micro-dinâmicas que surgiam com muita naturalidade.
Logo removi o segundo cabo, deixando apenas um cabo de caixa e jumper para as altas, como fazem quase todos os mortais. A Concept 500 não escolhe gênero musical, ela manda bem em tudo! Do jazz ao folk e indie, do erudito para música eletrônica, sem fazer cara feia, é uma caixa extremamente musical. Ela despeja tudo o que vem dos amplificadores como uma grande adutora aberta! É uma enxurrada de detalhes e timbres em um palco estupidamente largo e profundo. E o melhor de tudo é que toda esta lateralidade vem acompanhada de um silêncio de fundo e detalhamento tão bons quanto o da nossa referência, que custa o dobro!
Com o cabo de caixa Maggini, da Timeless Audio, ela ganhou uma gostosura quase imbatível: detalhes de micro-dinâmica, doçura e calor que fariam qualquer amante de valvulado ir às nuvens! Os ‘crescendos’ subiam com uma linearidade fabulosa, as notas agudas do piano, tocado por Eduardo Delgado na faixa 17 do disco Anhelo Argentinian Songs, chegavam com uma dinâmica muito boa, quando eu já esperava aquela endurecida nas marteladas que o pianista dá nas teclas, vinha a Concept 500 e me surpreendia, tratando as dinâmicas da música com uma retidão espantosa para seu preço. Já com o cabo Reference na mesma música, o que mudou foi a pegada: tudo soava visceral, com boa energia em toda a faixa do espectro audível – para ouvir Mahler era um deleite só. Mas não tinha a mesma suavidade do Maggini na hora de reproduzir Villa-Lobos, por exemplo. Provando assim, ser uma caixa extremamente refinada e de uma neutralidade acima da média de muitas de suas concorrentes.
Ela não é uma caixa quente ou com sobras, muito menos é analítica – é bastante correta e por isto não aceita casamentos excêntricos. Por exemplo, quem tem um sistema que foi montado para contornar os buracos e lombadas provocados pela caixa acústica atual, e isto é bastante comum em caixas acústica antigas, por exemplo, e pensa em adquirir a Concept 500, pode ir sem medo, ela aceita alguns deslizes, mas precisará rever tudo isto e, aos poucos corrigir estes desníveis. Como toda caixa refinada, ela só se mostra quando há um mínimo de compromisso entre todos os elos do sistema, isto faz toda a diferença na apresentação da caixa.
Com o cabo de caixas Transparent Reference XL MM2, e com os dois pares de Sunrise Lab Quintessence em biwire, a caixa deu um verdadeiro salto. Aí, meu amigo e minha amiga, as audições se transformaram em espetáculos particulares. Tudo o que ouvi até então ganhou uma dimensão ainda maior: corpo maior, extensão de graves, agudos ainda mais limpos e corretos, profundidade de palco e uma correção tímbrica de ótimo nível. É uma caixa que vai muito bem com bicablagem – nem todas que fazem uso deste artifício vão, mas ela vai! Se puder fazer uma forcinha para adquirir dois cabos de caixa, terá uma ótima recompensa. Fica realmente espetacular!
CONCLUSÃO
A Q Acoustics Concept 500 é uma caixa de alto nível, podendo fazer par com sistemas realmente Estado da Arte. Para os amantes da música que sonhavam com uma caixa acústica com o pé no superlativo sem custar um rim, eu lhes apresento a Concept 500. Por menos que uma bookshelf superlativa, você consegue uma torre generosa em graves e com equilíbrio tonal fora da curva.
PONTOS POSITIVOS
Acabamento impecável. Extremamente fácil de posicionar e de se integrar em salas de estar. Dois tipos de spikes: pontiagudo e arredondado, para todo tipo de piso.
PONTOS NEGATIVOS
A embalagem poderia ser mais inteligente – a forma como os isopores ficam dispostos – não passa muita confiança na hora de transportar em uma eventual mudança de endereço.
ESPEFICICAÇÕES
Resposta de freqüência | 41 Hz – 30 kHz |
Impedância média | 6 Ω |
Impedância mínima | 3.7 Ω |
Potência recomendada | 25 – 200 W |
Distorção (120 Hz – 20 kHz) | 0,2% |
Freqüência de crossover | 2,5 kHz |
Alto-falante | 2 x 165 mm |
Tweeter | 28 mm |
Dimensões (L x A x P) | 400 x 1150 x 350 mm |
Peso | 42 kg |
CAIXAS ACÚSTICAS Q ACOUSTICS CONCEPT 500
Equilíbrio Tonal 12,0
Soundstage 12,0
Textura 12,0
Transientes 11,0
Dinâmica 11,0
Corpo Harmônico 12,0
Organicidade 11,0
Musicalidade 12,0
Total 93,0
VOCAL: 10,0
ROCK . POP : 10,0
JAZZ . BLUES: 10,0
MÚSICA DE CÂMARA: 10,0
SINFÔNICA: 9,0
Link para o teste completo: