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RECEIVER STEREO CAMBRIDGE AUDIO AXR100 – Edição 269

A Mediagear, importadora oficial da Cambridge Audio trouxe para o Brasil o Cambridge AXR100, um receiver estéreo que serve bem tanto aqueles que querem apreciar as programações das rádios, como aquele que quer unir todo o seu sistema, CD-Player, streaming de música e toca-discos de vinil, em torno de um só aparelho, desfrutando de boa qualidade sonora, boa potência e visual minimalista.

O ARX100 utiliza um transformador toroidal poderoso, capaz de alimentá-lo à fornecer 100 W por canal em 8 Ohms (20 – 20.000 Hz) com 0,15% de distorção harmônica, com entradas analógicas, sendo uma delas phono para cápsulas MM, duas entradas Toslink, receptor AM/FM com RDS (Radio Data System) utilizado em transmissores FM que, basicamente, faz a transmissão de dados digitais para os ouvintes (como o nome da estação, a música que está tocando, propagandas, entre outras informações relevantes) – para apreciadores da Rádio Cultura, como eu, é um prato cheio! Possui saída de 3,5 mm para fone de ouvido, e receptor Bluetooth integrado. Seu DAC interno reproduz arquivos PCM de até 24-bit /
192 kHz, mas a entrada USB-C não transmite música (é apenas para atualização e serviços de fábrica), e ele possui uma saída para subwoofer.

O AXR100 possui dois pares de terminais para caixas acústicas, podendo selecionar um par, dois ao mesmo tempo em zonas diferentes, ou usá-las para bicablar ou biamplificar um par de caixas acústicas bi-wire alimentando os quatro terminais delas, por exemplo. É preciso atentar-se apenas para o fato de que, se optar por usar duas zonas, as caixas acústicas precisam ter a mesma impedância.

Para o teste utilizamos os seguintes equipamentos. Fontes digitais: Innuos Zen 3 Mini com fonte externa, e DAC Hegel HD30. Cabos de força: Sunrise Lab Reference II e Illusion Magic Scope. Cabos de interligação: Sunrise Lab Reference II e Illusion Magic Scope. Cabos de caixa: Sunrise Lab Reference II e Illusion Magic Scope. Caixas acústicas: Dynaudio Evoke 20, Q Acoustics 3020i, Dynaudio Emit M30. Fones de ouvido: Grado SR125e, e Sennheiser HD 600.

O Cambridge AXR100 chegou lacrado, sua embalagem segue o padrão Cambridge Audio, bem-feita, cheia de detalhes de proteção que a maioria sequer pensa em tomar cuidado.
Suas primeiras audições foram com a Q Acoustics 3020i, que casaram maravilhosamente bem com ele logo de cara. Tirando as questões de amaciamento, asperezas nas frequências (principalmente nas altas), o casamento foi sensacional. O AXR100 não acorda afoito, nem sedento por potência – ele acorda de sua hibernação sereno e comportado, mostrando um bom equilíbrio entre as frequências e bastante musical.

Ele adora blues e folk. A região média favorece este tipo de gênero musical, trazendo um bom arejamento nesta região. Os graves só foram desenrolar lá pelas 180 horas de uso, escorregando mais e com mais articulação. Daí pra frente veio a Dynaudio Evoke 20, e aí tudo ganhou uma nova apresentação, com mais refinamento, principalmente nas altas. Mas a Dynaudio é uma devoradora de potência e, com isto, exige mais refinamento do amplificador para se mostrar.

Seu amaciamento completo se deu por volta de 290 horas. Voltei com a Q Acoustics e confirmei que, em nossos testes, ela é a caixa ideal para fazer par com Cambridge ARX100. Ela consegue trazer à tona todas as virtudes do amplificador sem fazê-lo suar, tentando contornar alguma exigência extra que outras caixas possam trazer. Com a Dynaudio parecia muita areia para seu caminhão. Seria bom poder ouvir a Evoke 10 – acredito que seria mais uma ótima caixa para ele.

Sua macrodinâmica é excelente, a intencionalidade brota com bastante facilidade por causa da progressão das dinâmicas, a microdinâmica fica levemente tímida devido ao silêncio de fundo que, embora esteja dentro do esperado, fica devendo um pouco mais, para o meu gosto.

Por fim, colocamos a Emit 30 e aqui ele se mostrou tão à vontade quanto quando empurrava a Q Acoustics, dando conta da caixa e controlando com autoridade, provendo potência e ótima qualidade de palco, uma excelente articulação em todas as frequências. Com certeza é uma ótima candidata à par ideal.

O DAC do ARX100 é suficiente para integração com outros aparelhos, como televisores, receptores de TV por assinatura, e ouvir música do celular diretamente nele via Bluetooth. Como não tem USB, ficou limitado para avaliar melhor o DAC.

Fone de ouvido foi uma boa surpresa: ela entrega a mesma assinatura do aparelho, o que me agrada bastante já que não tenta inventar a roda – entrega um nível de refinamento que, para a maioria dos fones, está mais que suficiente. O fone Grado se saiu muito bem, pois tem ótima sensibilidade, uma sonoridade bastante musical e texturas maravilhosas! Com o Sennheiser fica gostoso, mas ele denuncia algumas particularidades do integrado – acaba não sendo um bom casamento.

Utilizando o sintonizador FM, a qualidade de reprodução é muito boa, não há uma perda muito grande em relação à intensidade de volume nem de sinal. O estéreo é bom, tem boa inteligibilidade, mas as rádios não ajudam muito, transmitindo um sinal de baixa qualidade. Na Rádio Cultura, que de tempos em tempos o sinal falha, com o ARX100 não houve tantos problemas: o sinal se manteve íntegro na maior parte do tempo.

CONCLUSÃO

A Cambridge Audio coloca no mercado um aparelho voltado ao melômano, com qualidade para surpreender e agradar aos que iniciam no hobby do áudio residencial, e satisfazer aquele que já cansou de gastar dinheiro com som, quer sossegar e apenas ouvir música, sem grandes pretensões.


PONTOS POSITIVOS

Design atual e minimalista. Sintonizador FM bastante eficiente. Controle remoto completo.

PONTOS NEGATIVOS

Borne de caixa poderia ser melhor e aceitar terminais spade.


ESPECIFICAÇÕES
Potência da saída100 watts (em 8Ω)
THD• <0.01% @ 1kHz, 80% da potência nominal
• <0.15% 20Hz – 20kHz, 80% da potência nominal
Resposta de frequência (-1dB)5 Hz – 50 kHz
Impedância de entrada47 kOhms
Fator de amortecimento>50
Consumo de energia em espera<0.5W MÁX.
Consumo de energia550 W
Saída para subwoofer200 Hz
Entradas digitais PCM• 16-24 bits S/PDIF coaxial
• 32-192 kHz TOSlink ótica
Bluetooth5.0 A2DP / AVRCP
Dimensões (L x A x P)430 x 110 x 340 mm
Peso8.1 kg

RECEIVER STEREO CAMBRIDGE AUDIO AXR100

Equilíbrio Tonal 9,0
Soundstage 8,5
Textura 8,5
Transientes 8,5
Dinâmica 8,5
Corpo Harmônico 8,0
Organicidade 8,5
Musicalidade 8,5
Total 68,0

VOCAL: 10,0
ROCK . POP : 10,0
JAZZ . BLUES: 10,0
MÚSICA DE CÂMARA: 9,0
SINFÔNICA: 8,0

Link para o teste completo: